As Artes Liberais são focadas no auto-didatismo, no encantamento e na busca pelo conhecimento. O Ensino verdadeiramente tradicional não é um formalismo morto, mas o maravilhamento pela criação, tendo suas raízes mais profundas na filosofia grega.
O Trivium busca a compreensão do espírito humano, da criatura. Seu foco é lapidar a fala e organizar o pensamento, visando a formar um aluno bem articulado, capaz de dominar sua própria palavra e expressão, raciocinando com precisão e assertividade. Dessa forma, o Trivium possui três matérias: a Gramática, a Lógica e a Retórica.
A Gramática não é o ensino de um calhamaço de regras, mas a leitura para o desenvolvimento da imaginação por meio da Grande Literatura, dos Clássicos Universais, os quais nos ensinam sobre a Natureza Humana, Virtudes, História, Geografia e outros temas. As regras serão absorvidas ao ler os melhores autores: Homero, Shakespeare, Dante, Goethe, J.R.R. Tolkien, Luís de Camões, Machado de Assis etc.
A Lógica visa ordenar o pensamento, de forma que o aluno raciocine de maneira desembaraçada, cientificamente, com clareza e assertividade. O aluno deve saber distinguir evidências de hipóteses, probabilidades de certezas e, por fim, a mentira da verdade.
Depois de irrigar-se com cultura e meditar sobre os temas, é hora de expressá-los. A retórica concerne ao estudo da expressão, da argumentação e do convencimento: instrumentos dos grandes líderes e das pessoas que bem se conduzem com o uso assertivo da palavra. Diferentemente da acepção moderna, a retórica não é um recurso para enganar, mas para liderar, influenciar para o bem e exercer a beleza da boa comunicação.
O Quadrivium visa à compreensão da Natureza, da criação, ao entendimento da realidade natural e das ideias matemáticas. Para isso, temos as disciplinas de Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
A Aritmética é o número como ideia pura: o entendimento das operações matemáticas, das propriedades numéricas, números, conjuntos e entendimento dos números como leis que regem o mundo natural.
A Geometria é o número manifestado no espaço. Nosso ensino se baseia no mais importante livro matemático: Os Elementos, de Euclides. Aqui a mente é levada a contemplar a perfeição das formas geométricas e suas leis.
A Música é o número manifestado no tempo. Poucos sabem, mas a música também é matemática, pois revela em si proporções tonais, intervalos e a harmonização. Esta matéria desenvolve o gosto, a imaginação e a harmonia.
A Astronomia é o número no Espaço e no Tempo. Não basta entender a natureza da terra, necessitamos olhar para o céu e descobrir toda a maravilha que nos circunda. Aqui estudamos toda a tradição astronômica, apresentando o movimento das esferas celestes e sua influência sobre o planeta.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Escola de Artes Liberais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de Dúvida, acesse nossa Política de Privacidade